Banner

Pesquisar

sexta-feira, 1 de março de 2013

É triste...mas é o Maranhão

                                          Um triste retrato do Maranhão

Maranhão ou "a grande mentira". Ainda bem que tiraram este termo dos dicionários, embora muitos, desde o surgimento de Sarney, tenham ventilado seu retorno às páginas destes, mas para o bem dos maranhenses não conseguiram, seria um golpe muito duro para  quem tem um representante nato dessa alcunha. Mas de qualquer maneira o Maranhão tem outras peculiaridades interessantes, e não vai ser por eu ser maranhense que vou deixar de  cita-las, inclusive estou estudando um espaço nesse blog, ou até a possibilidade de criar um outro para mostrar essas tão divertidas, e surreais histórias. Com certeza dirão: Isso é piada. Mas não é, são casos acontecidos comigo, fatos reais e "hilariamente tristes". Vou começar com a história dos ovos que fui comprar. Entrei na "quitanda" e:
- Sr. vou tirar uns ovos, está bem?
- Não. Não tire - chamando um rapaz disse - tira uns ovo aí pro home.
- Mas senhor, estão aqui na minha frente, posso tira-los.
- Moço, o senhor num sabe não, é qui tem uns ovo istragado aí no mei e o senhor não cunhece ovo istragado. Cunhece? - Não, disse eu - Intão pronto.
Acharam engraçado? Não deixa de ser, mas para quem é maranhense e já atura a prole do rei. É duro. Mas vamos a outra. Na pizzaria:
-Senhor, por favor um pizza, calabresa e tamanho família, somos quatro.
- Sim, senhor, vou fazer o pedido.
Sinceramente, quase duas horas depois do pedido ele traz a pizza, sem nada.
- Moço, por favor, a mostarda, a maionese e o catchup?
- Um momento, senhor.
Quase meia hora depois ele vem com um vidro de pimenta.
- O que é isso, amigo, pimenta?
- Sim senhor, pimenta, esta acompanha a pizza os outros o senhor compra por fora.
Chegaram alguns colegas meus de surpresa e fui obrigado a aumentar o almoço, as pressas fui em uma galeteria comprar um frango e:
- Moço, por favor um frango, bem assado.
- Tá tudo bem assado, sô.
- Está bem, quanto é?
- Dizessete real
- Poxa, por que o frango está tão caro assim?
- É por que tá na entre-safra.
- Mas esse frango não é de granja?
- E purque é de  granja num tem entre-safra?
São coisas desse Maranhão que um dia foi chamado de Atenas Brasileira. Contando esses fatos quero apenas ilustrar o atraso em que se encontra nosso Estado e não é por acaso. Ah! Tem o da sorveteria que fica, inclusive em uma avenida bem movimentada. Chegando pedi...
- Por favor me traga um milk... - antes de terminar o pedido ele disse logo
- Não temos.
- Então me traga um sanders
- Também não temos.
- Aqui não é uma sorveteria? É - disse ele -
- Então me traga um sorvete qualquer.
- Hoje não temos sorvete, mas temos refrigerante, hamburger, hot dog, temos até empadinha.
Aí dirão: Está de brincadeira com a gente. Não estou, não. Tudo isso é verdade e aconteceu comigo, isto é pra ver onde chegou o Maranhão. Ah! Ia esquecendo, moro na capital, São Luís. Muitos vão soltar os cachorros em cima de  mim, outros vão dizer que é mentira. Duvido que alguém diga: O que devemos ou podemos fazer para mudar esse quadro? Somos extremamente vaidosos, prepotentes e cegos, qualidade comum dos ignorantes. Afinal somos o pior ensino público do Brasil. Somos tão vaidosos que a etnia afro aqui é de apenas 5,5% da população, (kkk) pasmem. O Maranhão, infelizmente, tornou-se verdadeiramente a Grande Mentira (quem põe a mão, põe a virtude)


José João
01/03/2.013


2 comentários:

  1. Que tristeza, contando vão realmente achar que é uma piada, pobre maranhão. Um abraço José.

    ResponderExcluir
  2. São coisas do nosso Brasil, meu amigo, o povo precisa acordar.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...