Banner

Pesquisar

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Era uma vez um reino...

Era uma vez um reino muito longe chamado de A Grande Mentira, mas tão longe que quem o visitava dizia que ali era o c. do mundo. Um reino muito pobre onde reinavam O Rei Caduco e Princesa Maluca. Tudo nesse reinado, para acontecer, tinha que ter a ordem do Rei Caduco, os vassalos o temiam muito, apesar de já está caduco, mas também temiam muito a Princesa Maluca, que era muito mimada pelo Rei Caduco. Quando esta tinha seus surtos de raiva por ter suas ordens descumpridas, ficava furiosa. Os lábios ficavam roxos de raiva e tremiam, como tremiam as mãos, o corpo entrava em estérica convulsão. Aí sai de baixo, batia na cara dos vassalos, quebrava tudo em sua volta, se urinava, defecava, e os pobres iam juntar e se a zanga fosse muita tinham que juntar com as mãos, eram mais ou menos uns quarenta vassalos.
Nesse reino as crianças viviam nas ruas, as meninas se prostituíam para ajudar a manter as famílias, as escolas eram transformadas em penitenciárias, e nestas, nos motins, presos eram mortos e decapitados. Esse reino se tornou famoso por ser o quarto reino mais violento das redondezas, mas a Princesa Maluca dizia que tudo aquilo era boato. E ficava como se fosse mesmo, afinal quem mandava nesse reino eram os Rei Caduco e Princesa Maluca.
Esse reino era tão pobre, mas tão pobre, que tinha os piores lugares, de todos os reinos para se morar. Não tinha industrias, e as poucas que chegavam não admitiam os nativos daquele reino para as melhores posições poque os pobres eram despreparados, as escolas eram sucateadas, sem professores, muitas nem água tinha para fazer merenda que quase sempre era farofa de linguiça, dizem as más línguas que era culpa da corrupção. Mas o Rei Caduco e a Princesa maluca não estavam nem aí para o povo, e se este se revoltava em manifestações sociais, eles mandavam a polícia "cuidar do caso" principalmente se fosse uma manifestação de professores, aí os métodos eram mais persuasivos ainda.
Enquanto o povo passava fome e sede, nem água nas torneiras tinham, era uma falta de água geral, os alimentos eram caríssimos porque nesse reino não se produzia nada, acreditem, nem cheiro verde produziam Tudo vinha de fora, aí o preço era lá em cima, mas apesar de tudo disso, para o Rei caduco e a Princesa Maluca, tudo era muito fácil, era uma fartura absurda, coisas que o pobre não sabia nem chamar. A relação de compra para o palácio do rei e da princesa causou inveja para muitos outros reis que diziam: Meu reinado é bem mais rico e eu não faço isso. Ora quem manda não ter a insensibilidade do Rei Caduco e da Princesa Maluca? Na humilde lista de compras para o reinado do país A Grande Mentira, ela retirou o 80 kg de lagosta por achar abusivo e constranger o povo mas deixou, vejam, uma pequena parte da relação:
120   kg    bacalhau do porto de 1° qualidade                      88, 67      10.640,40
800   kg    camarão fresco grande c/cabeça                        40,83        32.644,00
700   kg    camarão médio c/cabeça fresco p/torta          34,00        23.800,00
700   kg    camarão seco torrado s/cabeça e s/casca       43,33        30.331,00
250   kg    camarão seco graúdo s/cabeça e s/casca         61,00        15.250,00
800   kg    filé de pescada amarela fresca                            50,33        40.264,00   
750   kg     patinha de caranguejo fresca                               52,67       39.502,50
Estes eram apenas alguns itens da lista, mas também no reino da A Grande Mentira, apesar de tudo, tinha algumas grandes verdades, talvez única verdade, lá bebiam do bom e do melhor. No coffee break de uma recepção que houve um dia, as bebidas foram: Uísque escocês 12 anos, vinhos importados mas, francês, italiano, chileno, espanhol ou português e champanhe. Os copos e taças, OBRIGATORIAMENTE TINHAM QUE SER DE CRISTAL. 
Bem, este seria um reinado de um país muito distante, que  nem existe, isto é apenas  uma fabula que chegou até nosso tempo através de histórias contadas por antepassados. Acho, inclusive, que o reino da A Grande Mentira, do Rei Caduco e da Princesa Maluca, tenha sido  um mito criado como foi o mito dos Deuses do Olimpo, uma criação oriunda de uma psicose  coletiva, é claro.


José João
20/01/2.014


       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...