Banner

Pesquisar

sábado, 11 de janeiro de 2014

Você sabe o que quer dizer Maranhão?

José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa. Conhecem? Não?! E José Sarney de Araújo Costa? Esse mesmo, o famigerado Zé Sarney, a quem o pai, carinhosamente, chamava de Zé meu filho, e hoje é o Sarney. Origem desse nome, só mesmo o Sir. Ney para contar kkkk. Este senhor, em 1.965 foi eleito, aos 35 anos, governador desse Estado. Assumiu o governo em janeiro de 1.966. Aí dirão: Eleição no regime militar? Sim. Mas vejam, esse senhor é cria desse regime. Pena que não exista mais  a revista O Cruzeiro. Assim vocês veriam cada coisa!!! 
Megalomaníaco como sempre foi, teve uma posse apoteótica, com direito até a filme, contratou um dos maiores cineastas daqueles dias, Gláuber Rocha, para documentar em filme, a miséria, a pobreza do Maranhão, naquela época de ESTADO MAIS POBRE DO BRASIL ( 1.966). Num discurso inflamado, na praça D. Pedro II onde ele preferiu tomar posse disse: "O Maranhão não quer desonestidade no governo, a corrupção nas repartições e despachos. O maranhão não quer a miséria, a fome, o analfabetismo..." Lindo! Que discurso! Esse é o homem que se precisa no Maranhão! Um "cara" honesto, um "cara" com a cara do Maranhão. Esses eram os comentários na sua posse.
Estamos em 2.014, vamos ver as mudanças que o Maranhão sofreu desde aquele "fatídico" 1.966. Dos 100 piores IDH de municípios brasileiros, 21 (VINTE E UM) são maranhenses, sendo que os 05 (CINCO) primeiros são desse estado e dos piores lugares para se viver no Brasil. É o Estado com o maior número de processos por corrupção no TCU. Um dos maiores índices de Hanseníase (lepra), terceiro lugar no Brasil, com mais de mil atendimentos por mês no Hospital de referência Aquiles Lisboa. Está em quinto lugar em casos de tuberculose. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Maranhão é a Unidade Federativa com maior índice de câncer de pênis. São Luís é a primeira capital do nordeste e sexta do Brasil em casos de AIDS. É a segunda capital com maior percentual de esgoto a céu aberto no país. O quarto lugar no nordeste em casos de prostituição infantil. Terceiro Estado brasileiro em trabalho infantil. São Luís é a vigésima sétima cidade mais violenta do mundo e a 6° do Brasil. O estado em que mais se matou e decapitou presos de justiça. O Estado com a pior educação do Brasil.
O que está acontecendo agora já era de se esperar. O Maranhão não tem governo, somos uma Capitânia Hereditária sob as ordens de um dos últimos tiranos desse país ainda atuante e tão mal quanto antes. E num Estado que deixou de ser paupérrimo para ser miserável, a governadora, como se debochasse do povo, abre  licitação para compra de gêneros alimentícios, tirando desta os 80 kg de lagosta e os 800 kg de camarão mas continua comprando: Whisky escocês 12 anos. Vinhos: Francês, italiano, chileno, espanhol, e português, além do champanhe dos tipos brut e demi-sec. Ainda de acordo com o edital deverá ser fornecido pela empresa vencedora, para o almoço e jantar, cinco opções de cardápio, preveem: Caldeirada (camarão grande), tagliatelli ao molho de lagosta, bacalhau a Gomes de Sá, além de carneiro ao molho de hortelã e cabrito ao vinho. Só não sei como serão feitos os pratos que levariam lagosta e camarão se a governadora mandou tirar da licitação esses petiscos! Vocês acreditaram??!!! Maranhenses...sirvam-se...da miséria que lhes é dada. Afinal somos, então, desde 1.966 o Estado mais pobre do Brasil. Mas e os vinhos? Isso é coisa de governo, dos ricos...dos, bem,vou parar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...