Banner

Pesquisar

sábado, 12 de abril de 2014

Como será o futuro do Brasil?

O magistério virou um "bico", embora perigoso, mas virou uma maneira de se ganhar um "dinheirinho". Conseguiram fazer da educação esse caos fatídico que assola escolas e professores, esses, verdadeiras vítimas. Na verdade poderíamos classificar nossas escolas como pocilgas, hospícios e até penitenciarias, sem medo de fazer injustiça. São cozinhas imundas, banheiros como depósitos de dejetos, sem sanitários ou qualquer coisa parecida. Com a inclusão, como estão fazendo, muitas  escolas viraram hospícios (que me desculpem alguns pais, mas é verdade), crianças fazendo cocô em sala de aula, metendo lápis na barriga do outro, mordendo, caindo de escadas, mas isso é inclusão. Mas também são penitenciarias com agentes penitenciários de luxo, com as mais variadas especializações, menos a de defesa pessoal, aí o que acontece?
Ameaças de morte, consumo e tráfico de drogas, agressões físicas e verbais, bombas em banheiros, celulares em auto e bom som (e reclame), estudantes esfaqueados na porta de escolas, mãe de aluno agredindo professora, em SP quase metade dos professores estaduais já sofreu agressão e no resto do Brasil não é diferente. Para mostrar mais esse caos, existem escolas onde se encontram adultos (presidiários) em regime condicional misturados com alunos de, pasmem,  sete, oito anos (turno matutino, vespertino) e esses marginais barbarizam, ameaçam alunos, professores em sala de aula. Isso é a educação brasileira, isso é o que o governo faz que não vê.
Como acreditar na educação de um país em que um analfabeto integra, no Congresso, a Comissão de Educação e Cultura? Educadores lamentam a escolha de um palhaço, sem graça, para esta comissão (é meu o grifo). Como confiar em um país em que as discussões ficam restritas aos tecnocratas de salas climatizadas? Longe da realidade das salas de aula desse país, desprezando os professores que, na verdade, com os alunos, são os PRINCIPAIS E ESSENCIAIS ATORES NESSE PROCESSO. TUDO QUE GRAVITA AO REDOR SÃO APENAS PONTOS DE APOIO. Isso dói nos professores, naqueles que fazem dessa função sua verdadeira e vocacional profissão, mas são renegados e obrigados,  por imposição de alguns pedagogos ou pseudo cientistas da educação, a se fazerem meros instrumentos de quem, longe da verdadeira situação caótica da educação brasileira, impões suas convicções até muitas vezes absurdas para nossa realidade.
Educação e saúde, dois dos maiores orçamentos do governo, são também os focos principais dos cretinos e corruptos políticos desse país, respondem por 60 a 70% dos desvios de recursos públicos. Para se ter um exemplo dessa cachorrada política basta ver parte, apenas parte, do que acontece com a educação. Os funcionários da educação no Brasil, são mais ou menos 5 milhões (quarta maior categoria profissional do país) mas apenas dois milhões de professores, entretanto folhas com salários dos "outros" (três milhões) não são divulgadas, esse excedente custa R$ 46 bilhões, considerando-se que os "outros" tenham o mesmo salário de um professor, considerando-se isso, mas supõe-se que esses privilegiados, mesmo vagabundeando até pelo exterior,   não aceitariam ganhar uma "micharia", ainda tem os cargos comissionados, aí então o valor da "mamata" se faz consideravelmente maior.
As tantas pesquisas dos cientistas da educação passam longe dessa vergonhosa roubalheira, focam-se apenas no trabalho "pedagógico", isto é, fazer que os professores se tornem marionetes. Gostaria de ver um pedagogo, desses dos órgãos do governo, um cientista da educação, ou pesquisador dessa área (de órgãos oficiais) falarem dos livros didáticos e suas mazelas pedagógicas, da máfia que circundam essas "produções" e comercialização. Será que isso não influi para  fazer a educação desse país uma das piores do mundo? Aí vem uma porção de imbecis culpando professores. Está bem que nesse meio também tem os maus profissionais, como tem em qualquer profissão, mas nas outras até passam despercebidas. Quem sabe quantos processos por erros médicos são levados a efeito nesse país? Mas quando aparece um imbecil dizendo que a "popozuda" é uma "grande pensadora contemporânea", aí é uma comoção nacional, e sabem...tiro o chapéu, vocês têm razão, cortar a própria carne dói, mas é preciso. Por essas e por tantas outras o Brasil tem uma das piores educação do mundo. Coitados de nós, brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...